top of page
Buscar
  • Mateus Silva

Gentilezas


Hoje iremos falar sobre gentileza!

Afinal, o que significa Gentileza ?

"Característica ou particularidade de gentil.Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção.Com delicadeza; amabilidade: foi uma gentileza sua emprestar o livro." (Dicionario Online de Português)

Sabe, hoje o meu dia foi regado de atos gentis, e isto me fez pensar que ainda existe amor e compaixão no coração das pessoas, mesmo neste mundo onde a maldade, a arrogância e até as verdades ditas sem amor dominam as atitudes das pessoas, ainda assim existe amor dentro do coração das pessoas.

Todos os dias quando vou pra faculdade eu sempre ganho uma carona da chefe da minha mãe, que mora no mesmo conjunto de casas que nós, ela me deixa um pouco mais da metade do caminho até a faculdade, e depois eu sigo a pé. Geralmente quando estou voltando para casa na hora do almoço, uma colega de sala sempre me oferece carona e me deixa duas esquinas da minha casa, como quase todos os dias elas fazem isto, eu comecei a parar de perceber o quão elas são gentis.

Hoje o meu dia foi diferente, quando a chefe da minha mãe me deixou no ponto de sempre, eu segui a pé como de costume. No caminho até faculdade outro carro me para, era um casal da igreja e eles estavam indo para outro lugar, mas decidiram parar o carro e me oferecer uma carona até a faculdade, eu fiquei muito envergonhado porque eu sabia que eles não estavam indo para aqueles lados, mas eles insistiram e eu fui, é uma atitude até que comum, mas hoje eu não enxerguei assim, eu enxerguei como uma atitude nobre, eles me deixaram dentro da faculdade no bloco onde seria a minha prova da disciplina de "Historia do Brasil Contemporâneo", (Prova que eu tirei 9,Gloria Deus!!!). Depois disto eu fui pra casa, almocei, e voltei pra faculdade a pé, como sempre.

Mas assim que acabou a aula da tarde o sol escaldante das 2 horas da tarde vira uma chuva forte, ai eu me vi sem ter como ir pra casa, provavelmente eu teria que esperar a chuva passar e depois voltar pra casa, meus amigos de sala que vendo aquela situação, todos juntos abriram as suas carteiras e me deram a quantia exata da passagem de ônibus, já que o bonitão aqui não pensou que poderia chover e por isto não levou dinheiro. O Bonito desta atitude foi que eu não pedi, e nem fiz drama, meus colegas de turma simplesmente agiram espontaneamente juntando as moedinhas para completar a passagem. Eu não podia chorar na frente delas, mas deu vontade. Fiquei emocionado e nem sabia como agradecer tal gentileza, esperei a chuva dar uma pequena trégua e corri para o ponto de ônibus a chuva cai bem forte, eu estava sozinho no ponto de ônibus, e de repente um carro para, eram dois meninos da faculdade vizinha, eles abaixam o vidro do carro e me oferecem uma carona, eu fiquei sem reação, eles me disseram que a chuva estava muito forte, e que o ônibus iria demorar, disseram que iriam me deixar no centro da cidade, eu não aceitei porque não os conhecia, o ônibus apareceu, e eu os agradeci e eles partiram.

Este relato me lembra de uma historia da Bíblia, você lembra da historia do Bom samaritano ? Se você não conhece, pegue a sua Bíblia e leia a historia (Lucas 10:23) , ela é inspiradora, e cheia de gentileza, uma gentileza de alguém que não conhecia a Jesus, assim como a maioria das pessoas que me ajudaram no dia de hoje, e me ajudam.

Pra você Cristão que não tem atos gentis, que não faz o bem para o próximo, pra você que está muito ocupado com seu ministério de pregação ou de louvor, leia a historia do Bom samaritano, e aprenda o que é gentileza, jogue fora a sua grosseria e suas palavras sem amor, e seja gentil, afinal das contas gentileza é um fruto do Espirito.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, Gálatas 5:22

Dê caronas, ouçam as pessoas mais velhas, ame seus pais, ame seus irmãos mais novos e mais velhos, ame seus sobrinhos, ame, simplesmente ame, por que o amor é o maior de Todos.

Um grande abraço a todos !!! Seja Gentil.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page